sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tudo sobre Sushi !

Olá meninas ,tudo bom ?

Então hoje venho com um assunto suuuuuper gostoso , quem já comeu sabe , e quem não comeu às vezes tem receio e outras curiosidades como eu tinha (os dois),  bom ,  a estrela de hoje é o ´sushi .O sushi é facilmente definido por arroz avinagrado com cobertura ou recheio de peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, frutas ou até ovos. Ele nasceu pela forma que os japoneses usavam para transportar o peixe, entre camadas de arroz, que, fermentava, e logo conservava o peixe por mais tempo, suportando longas viagens.
Então fiz uma pesquisa(gosto mais sou leiga rsrsr) para trazer algo sobre esta delícia que muita gente ama  e muita gente odeia por que tem nojo do peixe cru , mais fique você sabendo que sushi não é feito só de peixe cru ,  como disse acima , tem uma variedade de suhis e com nomes bem estranhos tipo Niguirizushi, o Oshizush e o Hossomaki e muito mais .
Ah , muita gente tem medo de comer sushi não pelo fato do peixe cru mais pelo fato de usar os "palitinhos" hashis , não há restrição de usar as mãos se você não se sente confortável com o hashi.Aqui embaixo tem uma explição que vai te ajudar e ai é só praticar , tente não usar talheres , principalmente se você estiver na frente do chef para que ele não se sinta ofendido , ah tente nao exagerar no shoyu (molho de soja) para não mascarar os ingredientes utilizados e para não embebedar o arroz e o sushi dissolver antes de ser levado à boca .
Na maioria das vezes, os sushis são feitos para ser comidos de uma só vez, sendo excluídos dessa regra, somente o temaki, o futomaki e o chirashizushi.

 Uramaki: Sushi enrolado ao contrário. O arroz fica por fora e geralmente pode ter mais de um ingrediente nos recheios, como o philadélfia (cream cheese e tiras de salmão) e o califórnia (kani-kama, pepino e manga, ou abacate).


Temaki: Sushi enrolado à mão. Tem o formato de cone e recebe recheios diversos, como peixes, crustáceos, legumes e frutas.

Sushi Futomaki: sushi enrolado como o hossomaki, mas de tamanho maior. Esse sushi pode receber diversos recheios como uma combinação de raízes, ovos, gengibre, legumes e algas. 
Hossomaki: é um sushi enrolado fino. Consiste em alga com uma camada de arroz avinagrado e um recheio, que pode ser pepino, kani-kama, nabo em conserva, gengibre, ou tiras de peixes variados.
Niguirizushi: Sushi moldado à mão em formato
de bolinho com cobertura de frutos do mar, legumes ou ovos.










Gunkanmaki: Sushi em formato de "barquinho". Recebe alga por fora formando um recipiente para rechear de diversas formas, geralmente recheado com ovas de peixes ou peixes em cubos temperados.



Inarisushi: Sushi feito com uma "cestinha" feita de tofu frito, chamado aguê, e recheado por arroz avinagrado, com gengibre e/ou sementes de gergelim torrado.


Oshizushi: Sushi "prensado", muito parecido com o niguirizushi. Esse sushi tem preparo muito fácil: é prensado em uma forma específica sobre uma cobertura e depois cortado em bocados.
Dicas para usar os "palitinhos " hashi.

1. O pauzinho de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apoia no dedo anelar
2. Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o pauzinho de cima. É mais ou menos como segurar uma caneta
3. Para abrir e fechar, movimente o pauzinho de cima utilizando os dedos indicador e médio.
Primeiramente, deve-se segurar firmemente um dos hashis, para atuar como sustentador, entre os dedos polegar e indicador. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima.

Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro pauzinho como uma caneta. Atenção para o alinhamento importantíssimo para o equilíbrio da porção de alimento no hashi.

Coloque o pauzinho de cima na direção do de baixo. O domínio deste movimento garantirá porções generosas de comida no hashi.
Com prática suficiente, os dois pauzinhos funcionam como uma pinça.

Bom ,  é isso meninas , espero que tenham gostado , um ótimo fim de semana  com muito sushi ,um beijo e fiquem com Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário